24 de jun. de 2011

Aviva, ó Senhor, a tua obra

Aviva, ó Senhor, a tua obra

TEXTO ÁUREO – Is 44:3. Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
At. 19:1-6, 11-12, 18-19
Palavras chaves:
Para utilizar na sua aula:
-Aviva
-Ouvi
-Senhor
- Palavra de Deus - Tua palavra
-Temor -Temi;
A Obra é de Deus: a Sua obra
Tempo sob controle de Deus, enquanto Ele não vem:
No meio dos anos,
- Ao longo dos séculos: no meio dos anos
- Será conhecida de todos: faze-a conhecida;
- Misericórdia e Ira: - na tua ira lembra-te da misericórdia.
Exórdio:
Quando se fala de Avivar, estamos levando o nosso pensamento cativo a Cristo, na direção do Espírito Santo, Tema deste trimestre, procurando neste contato e invocação da presença do Eterno Espírito de Deus, algo que possa nos trazer motivação, de vida espiritual, no meio da Igreja – povo de Deus.
Quando se fala em avivar é tendo em mente a Obra de Deus em indefinido tempo, ou estado de vida espiritual plena na presença de Deus, na sua forma mais ampliada – ao longo dos anos – e intensiva, ou seja, em todos os aspectos da Igreja, ou da Obra de Deus.
O tema “Aviva, Ó Senhor, A Tua Obra”, é um pedido do profeta para manutenção da ação de Deus - ‘inside’, isto é dentro, no meio da sua Obra, proposta do próprio Deus.
Este clamor ou pedido demonstra o interesse do que pede;
Demonstra entendimento, de que sem o avivar de Deus, não há como manter a Obra secularmente.
Neste sentido a Centenariedade Assembleiana é um prenuncio, de que este clamor, continua chegando, ao lugar do Santíssimo, aos ouvidos de Deus, e por isto a ação do Espírito Santo é continuada em nossos dias.
O título da Lição retirado do livro do profeta Habacuque, num momento de dificuldade espiritual, aponta para o futuro com a preocupação, para que não se encerre jamais o avivar de Deus.
O Momento de pedir o Avivar, antes da Calamidade.
Glossário:
O verbo “avivar”, em suas várias formas (2), é usado mais de 250 vezes no Antigo Testamento, das quais 55 vezes estão num grau chamado piel.
Piel. Esse grau indica que o verbo assume a ação que representa na sua forma mais ampla e intensiva.
Um verbo nas formas do Piel expressa uma ação ativa intensiva no hebraico.
Neste sentido, o avivamento é sempre indicado como uma obra ativa e intensiva de Deus.
“avivar” não significa somente preservar ou manter vivo, mas também purificar, corrigir e livrar do mal.
Esta é uma conseqüência natural em toda vez que Deus aviva.
Na história de cada avivamento, dentro ou fora da Bíblia, lemos que Deus purifica, livra do mal e do pecado, tira a escória e as coisas que estavam impedindo o progresso da causa.
O verbo hebraico hyh (avivar) tem o significado primário de “preservar” ou “manter vivo”. ‘O Padrão Bíblico de Avivamento’ - por Rev. Josivaldo de França Pereira.
Avivar - s.m. Ação de avivar, de dar brilho: o avivamento das cores. / Medicina: Ação de avivar as bordas de uma cicatriz ou ferida para as reunir por meio de sutura.
v.t. Tornar mais ardente: avivar o fogo. / Dar brilho: avivar uma cor. / Fig. Tornar mais vivo, aumentar: avivar uma dor, uma saudade. / Apressar: avivar os passos. / Estimular:
Avivar - v. t. Dar vivacidade a, tornar mais vivo: avivar uma luz. Despertar. Agravar: avivar uma chaga. Apressar: avivar o passo. Realçar. Guarnecer de vivos.
Avivamento - s.m. Ação de avivar, de dar brilho: o avivamento das cores. / Medicina Ação de avivar as bordas de uma cicatriz ou ferida para as reunir por meio de sutura.
-’anakaínoo’.
-renovar, restaurar -????????? anakainoo
-fazer crescer, renovar, tornar novo;
-nova força e vigor dado a alguém;
??????????? anakainosis
-ser mudado para um novo tipo de vida oposto ao estado corrupto anterior
-restauração, renovação, completa mudança para melhor;
?????????? anakalupto
-acender, pôr fogo.
??????????? anarithmetos
Usando o conceito etimológico, ou seja, a base do vernáculo, em seus diversos usos na língua original, acima, se vê que fazem a comparação do avivar, ao reacender de uma chama que se apaga aos poucos (cf. ‘anazopyréo em 2 Tm 1.6. Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.)
O que Grandes homens falaram a respeito de Avivar:
· Avivamento é a revivificação do primeiro amor dos crentes, resultando no despertamento e na conversão dos pecadores a Deus. ( Charles G. Finney)
· Avivamento é a substituição da forma de piedade pelo seu poder vivo.(John Bonar)
· Avivamento é uma série de novos começos. (David Mckee)
· Avivamento é menos tambor e mais choro aos pés da cruz.( Moody)
· Todo o avivamento que já aconteceu na história do mundo ou na história da Igreja deu grande ênfase na Santidade de Deus. (Billy Graham)
· Avivamento não é uma invenção terrena , é uma criação celestial. (Arthur Skevington Wood)
Introdução:
Toca o alarme:
… me sinto alarmado!
É antes de tudo um alarme a todos do povo de Deus, quem atentar para ele, principalmente seus príncipes poderá ouvir o que vem por aí, há ruído de cavalaria, inimiga.
Habacuque – 597 a.C – Rei Jeoaquim.
Tempo de avanço do poder do mundo, na figura dos Caldeus – Babilônicos, a destruição vinha como um rolo compressor esmagando todos os povos, e os subjugando.
Internamente era um tempo de desagregação espiritual, ou desvirtuamento espiritual.
Tempo de corrupção política, dias de frouxidão das leis e de desvirtuamento da justiça, os ricos se aproveitando disto e os pobres sendo espoliados, e punidos pela falta de justiça igualitária, algo semelhante aos nossos dias.
“Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o perverso cerca o justo , a justiça é torcida.”
Atalaias.
Como atalaia, em sendo Profeta Habacuque, nos ensina a sempre estar alertando ao povo sobre a necessidade de cautela, cuidados, buscar ao Senhor, enquanto o podemos achar.
Avivar é soprar com o mover do Espírito Santo, as palavras da boca de Deus, pois só elas podem atingir e convencer o povo dos descaminhos e alertar aos que estão no caminho a se manterem longe do chamariz do pecado.
Aviva! Era o grito do profeta à Deus.
O Alarme chegou ao Coração do Profeta.

Assim como a trombeta alarma o arraial, a Palavra de Deus deve soar o alarme sobre a necessidade de manter o Avivamento.
Indicando que só Ele poderia manter no futuro a sua Obra, pois o Juízo estava lançado e se tornava um eco aos ouvidos do profeta.
Quando chegamos a esta situação conhecendo-se os planos de juízo:
“Tenho ouvido , ó Senhor as tuas declarações, e me sinto alarmado;
Nos tornamos, em sendo homens de Deus preocupados, com o futuro do seu Povo e ainda há esperança..
Portanto, era o momento de clamar: “Aviva!”
Este era o tempo de pedir e clamar o Avivar!
“Até quando, Senhor , clamarei eu e tu não me escutarás? Gritar-te-ei Violência! E não salvarás?”. Hc 1:2.
II- Avivamento é como conservação de uma obra de arte:
-Precisa lavar o objeto que vai ser conservado;
-É preciso soprar com ar [pneuma]. Ez.37.9.14. Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra;
6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo;
-Precisa remover as camadas finas com cuidado, fruto da exposição às intempéries;
-Passar lixa fina com cuidado para não remover o original;
Rm.12.1-2. Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente
-Retocar as cores originais, com a mesma coloração;1 Tm.4.2. …homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada..
Gl.1.6-9. Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho,o qual não é outro; …Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes … agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
-Uma vez restaurada a Obra será preciso cuidado diário, ou sazonal de maneira sistemática, isto é, com programação segundo a orientação do Restaurador;
-Lavar será uma ação contínua, para que as cores se mantenham avivadas, desde então!
III- Conservação.
1 Tm.1.18.19. Esta admoestação te dirijo, filho Timóteo, que segundo as profecias que houve acerca de ti, por elas pelejes a boa peleja, conservando a fé, e uma boa consciência…
I- A Atuação do - avivar – É contínua:
“…derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade..”
Espírito Santo, fogo e mover.
Avivar significa assoprar as brasas, remover as cinzas e ver surgir o fogo que queima pecados e aquece a alma do crente.
A transitividade do verbo significa que a exclamação apontava para uma continuidade, sem que se perde-se a vida espiritual em contato com Deus.
Avivamento, disse Robert Coleman, é “o retorno de algo à sua verdadeira natureza e propósito”.
Qual é verdadeira natureza da Igreja?
1 Tm.1. 3. Como te roguei, … que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem doutrina diversa…
A Igreja é participe pela Graça da abundancia do ‘charisma’, para ser através da Nova Aliança, a proclamadora e mantenedora do propósito de Deus, para com a Humanidade, em todos os locais deste Mundo – Jerusalém, Judéia, Samaria e Confins do mundo –
1 Tm.4.11-16. Manda estas coisas e ensina-as. Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino. Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero. Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. Por isto, a Igreja precisa, necessita, de estar avivada de forma continuada, e há necessidade disto, para que não sejamos objeto do engano destes últimos dias.
Resposta a natureza da Igreja: Ser viva!
Avivar é manter continuamente, mesmo em meio, as situações que vivemos neste Mundo, a Igreja Viva em oposição a morte, em nosso redor, para que possamos continuar propragando o propósito da Igreja: “Ser portadora de uma Mensagem de vida – Jesus Cristo”este é o pensamento cristológico de Aviva!
A vida em contato com o Espírito Santo é avivada, isto é sempre está em contínuo alerta e brilho pelo Espírito Santo:
1- aumentar o brilho;
2-avivar as cores do pentecostes
3- sarando feridas no corpo da Igreja – a palavra na medicina temo sentido de juntar o que foi rompido:
Reunir por sutura as bordas de uma cicatriz, tirando marcas, ou reunir as bordas de uma ruptura. Quando há quebra de aliança com Deus. Def. Quebra de relações.
4-avivar a chama pentecostal, na ação do Espírito Santo, na busca do revestimento do poder prometido.
Ruptura: s.f. Ato ou efeito de romper; rompimento, interrupção. / Quebra, fratura. / Quebra de relações sociais; violação de contrato ou acordo. Quebra ou corte de relações sociais.
Rutura - ruptura, fratura dos tecidos ou de um órgão
s.m. Ação de avivar, de dar brilho: o avivamento das cores. / Medicina: Ação de avivar as bordas de uma cicatriz ou ferida para as reunir por meio de sutura.
v.t. Tornar mais ardente: avivar o fogo. / Dar brilho: avivar uma cor. / Fig. Tornar mais vivo, aumentar: avivar uma dor, uma saudade. / Apressar: avivar os passos. / Estimular:
Avivar - v. t. Dar vivacidado a, tornar mais vivo: avivar uma luz. Despertar. Agravar: avivar uma chaga. Apressar: avivar o passo. Realçar. Guarnecer de vivos.
IV- AVIVAR – UM PROCESSO:
“A igreja não produz o vento do Espírito, ela só pode içar suas velas em direção a esse vento”. Rev. Josivaldo de França Pereira
Ez.20.9-12. O que fiz, porém, foi por amor do meu nome, … no meio das quais eles estavam, a cujos olhos eu me dei a conhecer a eles, tirando-os da terra do Egito. …e os levei ao deserto. E dei-lhes os meus estatutos, e lhes mostrei as minhas ordenanças, pelas quais o homem viverá, se as cumprir. … a fim de que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.
O processo passa por fases.
A Igreja necessariamente necessita se dispor a buscar o avivamento, para não passar pelo Processo padrão, indicado nas Escrituras.
Is. 55. 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto…
Mas, que o avivar venha de forma natural, ou seja, natural – a busca por - no sentido de que eu e você estamos buscando, atentos ao Padrão bíblico desta busca.
Embora, a frase acima, seja um recorte que nos fala da Soberania de Deus, não podemos nos furtar da busca pelo avivar, esta é grande responsabilidade que esta Lição nos chama a atenção.
“Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo”.
Quantos ainda desconhecem esta benção, e quantos desconhecem a necessidade de receber a benção do Espírito.
Este versículo da Leitura em Classe nos aponta esta necessidade, buscar a informação e dar a informação em forma de proclamação, assim como Paulo ensinou a Timóteo, assim como Cristo ensinou aos seus discípulos, principalmente pela questão dos últimos dias, quando muitos falsificadores do avivar de Deus, tem se sobreposto a verdadeira mensagem, as fábulas que enganam, pela sutileza.
Ótica do Padrão Bíblico.
A clássica oração do profeta Habacuque: “Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia” – Hc. 3.2.
Quando estudamos o assunto tema – Avivar – verificamos que não se trata apenas, de uma ação, de Deus em intensificar a sua presença, entre seu Povo.
Mas, como no livro da temática prenuncial, há todo um processo, o qual passa por Etapas:
A – em tempo de vida e comunhão – presença e convite divino a manutenção de uma Aliança ou vida com Deus, com promessas; Is 44:3. Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.
B – em tempo de esfriamento – chamada ao reacender do pavio que fumega; - posição – chama se apagando, aos poucos…
Is. 42:3 - A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.
C – em tempo de esquecimento e afastamento das Obras de Deus, realizadas em nossas vidas, há um chamamento longânimo de aviso preditivos de afastamento do mal;
D – em tempos de cauterização há predição de Juízos vindouros;
E – nestes dias há um chamado ao arrependimento, antes do Juízo chegar às portas; Is.55.6. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
F – não ouvidos os chamados ao arrependimento, ou a conversão, e a busca ao conhecimento, sobrevêm o juízo e o afastamento de Deus.
G – Só se realiza pela ação de Deus, para nós Igreja: Deus, a realiza pela ação do Seu Espírito Santo, a seu tempo e em função da busca da Igreja desejosa da manutenção do avivar, no sentido etimológico-temporal:Preservar a ação pentecostal em nosso meio:
5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
11 E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.
12 De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.
V- Sinais do Processo de Avivamento:
Fundamento principal:
Verdade Prática:
O avivamento só é possível quando a Igreja de Cristo se volta ao estudo sistemático e à obediência incondicional da Bíblia Sagrada
-avivamento sem Doutrina, não é avivamento, é necessidade rudimentar a manutenção da Doutrina, aqui doutrina tem o sentido de Doutrinas Bíblicas, não costumes, que sem dúvida advêm delas.
V-1- A Doutrina é a base do Avivamento.
Pv.26. 20 Faltando lenha, apaga-se o fogo;
Avivar sem doutrina é como fogo sem combustível, que o faça perdurar, há que se manter o fogo aceso:
Lv.6. 12-13. O fogo sobre o altar se conservará aceso; não se apagará. O sacerdote acenderá lenha nele todos os dias pela manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto… O fogo se conservará continuamente aceso sobre o altar; não se apagará.
-Impacto da obra do Espírito de Deus na vida da igreja;
-Resultados imediatos do avivamento:
Temor de Deus;
Conhecer qual é a fama de Deus- Ele é tremendo…
-Comunhão com Deus - Senso inequívoco da presença de Deus;
-Fervor - oração fervorosa e louvor sincero;
-Conversão - convicção de pecado na vida das pessoas;
-Santificação - desejo profundo de santidade de vida
-Proclamação do Evangelho - aumento perceptível no desejo de pregação do evangelho.
-Benefício do Avivar:
-Beneficiário direto do Avivar - A Igreja amortecida e tristemente doente é a primeira a ser beneficiada pelo avivamento.
VI- Novo Testamento.
Pequeno comentário – etimologia.
O avivar é comparado, sob a ótica do Novo Testamento, como a vela que está quase se apagando, comparado como Antigo Testamento seria o mesmo que a profecia: “O Senhor não apagará o pavio que fumega!” - vide acima.
CONCLUSÃO:
O Geral - Consagração
O Específico - Levar as pessoas a vivenciarem que a obra do Avivamento é obra do senhor e não dos homens.
Tese - Num Avivamento Deus fala de forma clara e contundente e esta obra é Dele.
Avivar é manter uma busca permanente a chama que acendeu em meio a Igreja.
É andar pautado no Ensino das Escrituras, para que não haja desvio que possa nos levar ao esfriamento e a cobrir com as cinzas, o fogo da Palavra.
Cinzas têm calor, mas não delas, mas sim, enquanto há calor no objeto em queima, mas necessitam ser sopradas, para avivar as Chamas, em nosso caso como Igreja pedimos: Vem Espírito de Deus e sopra a chama e Aviva-nos!
Quando há avivamento, isto é, o Avivar de Deus, há resultados, em meio a Igreja e na vida dos que estão inseridos nela, como templos do Espírito.
Precisamos de um autentico avivamento do Senhor, sem modismos, sem neologismos, sem discrepâncias das Escrituras, mas genuíno com frutos do Espírito:
-Salvação de almas
-Comunhão
-União
-Crescimento
-Acrescentar almas ao reino
-Que Deus nos faça viver o Genuíno prazer em clamar:
‘Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia’.
Vivamento é ‘práxis’ – praticado, vivenciado, utilizado:
Fonte:
‘O Padrão Bíblico de Avivamento’ - por Rev. Josivaldo de França Pereira.
Bíblia Chamada
Bíblia digital – cortesia Tio Sam
Bíblia Plenitude
Lição CPAD
Site CPAD
Apontamentos do autor
Significado de palavras
Outros sites
Dicionários on-line
Pequena Enciclopédia Bíblica – O.S.Boyer

Pr. Osiel Varela