25 de set. de 2008

CRISTO, ÚNICA ESPERANÇA DESTA GERAÇÃO




CRISTO, ÚNICA ESPERANÇA DESTA GERAÇÃO

Leitura Bíblica em Classe Rm 8.18-25
Introdução:
I. As pretensas esperanças desta geração
II. Cristo, esperança desta geração
Palavras-chaves: : Esperança; Cristo; Salvação
Introdução
A esperança está relacionada a outras duas virtudes principais do cristianismo: a fé e o amor (1 Co 13.13).  A Bíblia Sagrada, a inerrante Palavra de Deus, afirma que somente em Deus podemos depositar com confiança a nossa esperança (Sl 78.7; 146.5; Jr 17.7; Lm 3.21-26). Ela refere-se à pessoa que aguarda com fé, expectativa e paciência a provisão ou salvação de Deus (Gn 49.18; Sl 39.7; Is 40.31; At 24.15; Hb 10.23; 1 Pe 1.21). “Porque, em esperança somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará?” (Rm 8.24)
O mundo hodierno, mais propriamente a geração atual, procura de alguma forma esperar em alguém ou em alguma coisa (Sl 20.7; Jr 17.5; Is 50.10). Prezado leitor, você tem esperança? Qual é a sua esperança? Onde está a sua esperança? Cristo é a nossa única, gloriosa e linda esperança (Sl 42.5; 40.1; Mt 12.21; 1 Tm 1.1; Cl 1.27).
Cristo é a Solução para as Doenças do Século
Cristo é a solução para cada problema estudado nas lições anteriores. 
Em Cristo está o descanso. O jugo é um pesado arreio de madeira que se coloca sobre as espáduas de um ou mais bois. Esse instrumento é atrelado a uma parte do equipamento que os animais devem puxar. Para quem vive neste século difícil e trabalhoso, carregando um pesado jugo de pecado, opressão, perseguição, etc. Jesus liberta o ser humano dessas cargas (Mt 11.28). O alívio que Ele promete é o amor, a cura e a paz com Deus (Sl 37.7; 91.1; Jo 18.26; Ef 3.19; Is 53.4,5; Jo 14.27; Rm 5.1). “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma” (Mt 11.29).
Em Cristo encontramos alívio para a ansiedade. A ansiedade é angústia, incerteza, aflição, um mal terrível que nos rouba a paz, a alegria, nos torna pessoas tensas e pode até causar doenças físicas, afetando o nosso organismo. “Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Buscai, antes, o Reino de Deus, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Lc 12.26,31). Em Mateus 6.25, há um mandamento de Cristo nos ordenando a que não andemos ansiosos. Em Filipenses 4.6, o apóstolo Paulo nos exorta a que não andemos preocupados ou ansiosos. Tudo o que causa ansiedade devemos levar ao conhecimento de Deus, pela oração e súplica. O Senhor é fiel e está cuidando de nós com amor, ternura e dedicação (Mt 6.25,26; 1Pe 5.7; Hb 13.5,6; Sl 40.17).
Cristo nos liberta do medo. Do medo causado pelos ataques do inimigo e pela perseguição (Mt 10.28). Do medo causado pela insegurança (Mt 10.31). Sua presença nos dá segurança (Mt 14.27). Cristo nos ajuda a superar o medo do que algumas pessoas possam vir a dizer ou fazer contra nós, de forma que possamos realizar a obra de Deus (2 Tm 1.7).
Cristo nos ergue da depressão. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28). Depressão é o resultado emocional da autopiedade. Da mesma forma como Deus curou os três grandes servos que ficaram deprimidos a ponto de se desesperar da vida e pedir a Ele que lhes permitisse morrer - Moisés (Nm 11.10-15), Elias (1 Rs 19) e Jonas (Jn 4.1-3) - Jesus quer curar você que está deprimido (Mt 11.28).
A solução de Cristo para o consumismo. “Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?” (Mt 6.25) Jesus recomendou que não devemos ficar ansiosos por causa das nossas necessidades materiais (Mt 6.25). Em vez dessa preocupação, devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, pois Jesus está sempre atento às nossas necessidades diárias (Mt 6.33; Fp 4.19).
Em Cristo, temos tudo que desejamos. Jesus promete satisfazer os desejos de nosso coração, se estivermos “nEle”. “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7). Quanto mais perto de Cristo, pela meditação da sua Palavra e comunhão com Ele, mais eficazes serão as nossas orações (Jo 15.7,8). Todavia, devemos pedir que Deus nos ajude a nos livrarmos dos nossos desejos egoístas e a confiarmos nEle, pois é o único que pode nos dar o que realmente precisamos (Tg 4.3).
Cristo é o príncipe da paz. Essa paz não é apenas ausência de guerra, mas também significa prosperidade e o bem estar em vez de necessidades e de tristezas. O reino de Cristo é caracterizado por shalom, saúde, bem-estar, prosperidade, felicidade e ausência de inimizade (Is 9.6; Jo 14.27). Há paz onde Cristo está (Jo 20.19). O Espírito Santo, por sua vez, continua comunicando paz e segurança àqueles que confiam no Senhor (Is 26.3,12). A vontade do Senhor é que você sinta uma paz permanente, paz que lhe propicie alegria e um sentimento de propósito em todas as áreas da sua vida (Fp 4.7).
Em Cristo, a nossa alma está segura (Mc 8.34-36). Nada pode nos trazer mais insegurança do que estar à mercê de elementos ao acaso, incertos, aleatórios. Cada dia os homens experimentem engano, falsidade, desonestidade, incertezas, indefinições, decisões precipitadas. Todavia, é confortador sabermos que temos um Deus fiel e imutável em quem podemos depositar nossa confiança (Sl 37.3,5; 118.8; Pv 3.5; Is 26.4). Por causa disso, aquele que nEle crê vive seguro, sereno, calmo, confiante, ousado e corajoso (Sl 32.10; 125.1; Pv 29.25; Is 26.3; 2 Tm 1.2). O escritor aos Hebreus, ao meditar sobre a esperança, associa a sua principal característica que é a imobilidade, ilustrando-a pela figura de uma âncora (Hb 6.19). O serviço de uma âncora é permanecer fixa no fundo do mar sejam quais forem as condições marítimas. Quanto mais violento o tempo, tanto mais importante é a âncora para a segurança e a estabilidade do barco. A âncora é um símbolo da esperança cristã. Pelo fato de o escritor transferir seu pensamento acerca do mar para o tabernáculo, supõe-se que o fez como meio de introduzir outra base de esperança, bem mais firme, isto é, em Jesus, o Sumo Sacerdote.
Cristo liberta das drogas. Cristo é Libertador por excelência. Ele oferece o caminho que leva à vida, e não à morte (Is 61.1; Mt 7.14; Lc 4.18; Jo 8.32; Rm 11.26). As pessoas que usam drogas abrem-se à influência demoníaca! É o mesmo que convidar o mundo dos espíritos para começar a influenciar a vida de uma pessoa. As drogas prejudicam o espírito, a alma e o corpo humano. Se você é um cristão, saiba que o seu corpo pertence a Deus, e o Senhor ordena que você cuide bem dele (1 Co 6.19,20; Rm 12.1,2; 3 Jo 1-3).
Cristo é o verdadeiro caminho. Muitas pessoas não apreciam a afirmação de Jesus ao dizer que Ele é o caminho, por acharem que esse “caminho” é estreito demais (Jo 14.6). A verdade inabalável de Cristo se contrapõe às doutrinas diabólicas ou humanas (Jo 1.17; 8.32; 14.6; 17.17).
Cristo, único e verdadeiro Deus. Não importa o que as religiões ofereçam: só Cristo é verdadeiramente Deus (1 Jo 5.20). Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus […] virá outra vez com glória para julgar os vivos e os mortos, e o seu reino não terá fim (Trecho do Credo Niceno). O apóstolo João mostra em seu Evangelho as duas naturezas de Jesus: humana e divina. Todavia, apesar de ter tomado forma humana, Jesus nunca deixou de ser o Deus eterno que sempre existiu. Jesus é o Criador e Sustentador de todas as coisas e a fonte da vida eterna (Jo 1.1-3; Hb 1.3). Jesus é o Criador do universo, a suprema revelação de Deus, a Deidade encarnada (Jo 1.14), o retrato vivo da santidade de Deus, o único em quem tudo subsiste (Cl 1.15-17).
Cristo, nosso modelo de perfeição. Em Mateus 5.48, Jesus aponta para a absoluta perfeição do amor de Deus como alvo do crente. A ênfase no mandamento de ser perfeito não se refere a uma natureza moral impecável, mas sim a um amor que inclui a todos e que busca o bem de todos. Em vez de seguir o exemplo dos pecadores que só amam aqueles que os amam, devemos ser como o Pai, amando também aqueles que não nos amam. Pela ressurreição da morte, Cristo aperfeiçoa a muitos (Hb 2.10; 12.2; Rm 4.25). Cristo, como exemplo de perfeição, deseja que sejamos perfeitos (Ef 4.11-16). A palavra grega aperfeiçoamento katartismos, significa uma adaptação, preparação, treinamento, aperfeiçoamento, tornar completamente qualificado para serviço. Na linguagem clássica, a palavra é usada para o ato de fixar um osso durante uma cirurgia. Jesus, o médico por excelência, agora está fazendo todos os ajustes necessários para que a Igreja não fique “deslocada”.
Cristo é a Esperança para o Desiludido
Em Marcos 5.25-34, vemos uma mulher que sofria de uma hemorragia há doze anos. Ela gastou todos os recursos de que dispunha com médicos e remédios, porém sua enfermidade se agravava a cada dia. Essa mulher é um exemplo de uma pessoa desiludida com tudo e com todos. Entretanto, um dia ela determinou que colocaria um ponto final na vida de sofrimento que levava. Venceu todos os obstáculos, aproximando-se do divino médico Jesus e tocou na orla de seu vestido. Sua fé foi recompensada e ela foi curada maravilhosamente, pela virtude que saiu do nosso Salvador.
Pessoas desiludidas. Quem sabe você seja uma dessas milhares e milhões de pessoas desiludidas que habitam este planeta. Alguns exemplos de pessoas que se mostraram desiludidas e desanimadas: Moisés (Nm 11.15); Josué (Js 7.7); Elias (1 Rs 19.4); Jó (Jó 10.1); Davi (Sl 42.6); Jeremias (Jr 15.10); Miquéias (Mq 7.1); os discípulos (Lc 24.17). 
Você está desiludido(a)? Quem sabe você está desiludido(a) com muitas coisas e até mesmo com algumas pessoas. Saiba, porém que nessa classe da Escola Bíblica Dominical em que você se encontra neste domingo, Jesus de Nazaré quer se revelar a você como sua viva esperança (Jo 14.18; 15.20,22). Não desanime, nem se desespere, pois quando tudo falha Ele não falha! Ele está aí ao teu lado e deseja estender a sua mão forte, salvadora, benfazeja e poderosa, para te abençoar (Is 61.2; Mt 11.28-30; Lc 7.13; Jo 14.1; 16.33). A Palavra de Deus relata alguns testemunhos de servos de Deus, pessoas como eu e você, que já estiveram desanimadas e sem esperança, mas que experimentaram a agradável sensação de alívio e vitória. Um deles é narrado no livro de Habacuque 3.17-19.
Cristo é a Esperança para o Cansado
A nossa geração é uma geração cansada! A despeito do avanço tecnológico e da ciência, o ser humano está estressado, muito cansado. Em pior situação estão aquele que desanimaram tanto que se cansaram da vida (Ec 2.17; 4.1,2; Jn 4.8). A medicina, por sua vez, tem se empenhado no sentido de proporcionar aos homens e mulheres, alívio, descanso, através de tratamentos especializados, terapias e medicamentos diversos. Porém, o homem permanece ansioso, deprimido, estressado e cansado (Jo 15.20,22).
Cristo é a solução eficaz para os cansados. Graças a Deus que existe uma solução eficaz para o homem cansado desta geração. Aceite o convite de Jesus: “Vinde a mim, todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).
Cristo é a Esperança para o Discriminado 
O gadareno, símbolo dos excluídos. No Evangelho de Marcos 5.1-20, lemos o relato da vida de um homem completamente oprimido e que vivia à margem da sociedade de seu tempo, totalmente excluído de tudo e de todos. O gadareno, que causava pânico às pessoas, em razão da legião de demônios que estavam em seu corpo, um dia foi encontrado pelo Senhor Jesus, que o libertou dos grilhões de Satanás que tanto o oprimia. 
A maravilhosa libertação! Que dia inesquecível aquele em que o endemoninhado foi liberto por Jesus! Agora, não era mais aquele homem esfarrapado, que andava de dia e de noite e que nem mesmo as correntes podiam detê-lo. O versículo 15 o apresenta como uma pessoa completamente normal, vestido e em perfeito juízo, completamente reintegrado à sociedade. 
Jesus entende a discriminação e resgata o discriminado. Jesus também experimentou a rejeição, a discriminação (Is 53.3; Sl 118.22,23). Seus irmãos disseram que Ele estava louco e os fariseus o tacharam de endemoninhado. Os moradores de Nazaré quiseram jogá-lo do alto de um precipício, e os de Jerusalém, levaram-no à cruz. Se você se sente rejeitado, discriminado e está sofrendo por causa disso, desabafe, chore, abra o seu coração diante de Jesus, e tenha certeza de que Ele está disposto a ouvi-lo, compreendê-lo e conceder-lhe alívio completo sobre essa situação (Hb 4.15).
Prezado amigo, quem é a sua esperança? Davi, o homem segundo o coração de Deus declarou: “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor” (Sl 27.14). Glória a Deus, pois Cristo é a nossa esperança!


Pr. Wagner Tadeu dos Santos Gaby