16 de jul. de 2008

VIVENDO SEM MEDO



VIVENDO SEM MEDO

INTRODUÇÃO
O medo é o sentimento de insegurança que domina a humanidade dos nossos dias. Todo ser humano tem medo de alguma coisa, e existem aqueles que têm medo de tudo. Os homens medrosos agem assim porque não tem um alicerce solido, e na insegurança temem.
Porem aos que estão firmados na rocha não tem do que temer, porque Deus é refugio e fortaleza para todos os que nEle esperam.
I. OS TEMORES DESTE SÉCULO
Antes de entrarmos no estudo “os temores deste século” vamos ver o que é medo, alem do que já esta na lição em estudo.       
Definição.
O dicionário português diz que medo é proveniente do latim (metu), e significa: “Sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça; susto, pavor, temor, terror”.
Nas nossas bíblias em português “medo” é tradução do termo grego ????? (phobos), este vocábulo tem o significado de: “o que causa medo, terror” (Rm 13.3;       1Pd 3.14; 2Co 5.11). Em um sentido passivo, “temor, medo alarme” (Mt 28.4,8; Lc 1.12,65; Jo 7.13; At 5.5, 11; 1Tm 5.20; Hb 2.15; 1Pd 1.17). “medo” (Rm 8.15;       1Jo 4.18). “reverencia respeito” (At 9.31; Rm 3.18; 13.7; 2Co 7.1; Ef 5.21; Fp 2.12; 1Pd 2.18; 3.2,16).  
De ????? (phobos), vem à conhecida palavra “fobia”, que é sufixo de vários vocábulos, como vemos no final da pagina 21 da lição do mestre (lição em estudo).
No Antigo Testamento hebraico são encontrados os seguintes termos;                
???????? (be`?tâ), “terror, medo, aflição”.
?????? (m?gôr), “medo, terror”.
?????(y?r?), “temer, ter medo, reverenciar”.
O medo no ser humano.
O medo no ser humano começou a existir depois que o pecado entrou no mundo. Antes disso o homem tinha plena segurança, pois o próprio Criador estava presente, e eles sentiam plena segurança. Mas depois de pecarem, sentiram tanto medo que tentaram se esconder: Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me Gn 3. 10.
E esse medo passou a todos os homens, inclusive aos animais, que esperam ate hoje a libertação Rm 8.19-22. Entendemos que o medo se trata de uma insegurança, ou incerteza diante de situações adversa, ode o indivíduo se sente inseguro diante de um perigo iminente.
Em se tratando dos “temores teste século”, são numerosos e variados. O homem sem Deus não tem base sólida, e por isso teme, vivendo em constante insegurança.
II. OS MEDOS DO SER HUMANO
Em falando dos medos ou temores do ser humano, é importante lembrar que há o lado positivo e negativo, vejamos:
Temor de Deus.
Neste sentido se trata de reverencia a Deus, e do cuidado para não pecar; chamamos de temor positivo. E é importante notar que temor a Deus procede dos mesmos temos que o temor ou medo em sentido negativo; nesse caso é preciso verificar o contexto.
É claro que o estudo da lição é referente ao temor ou medo no sentido negativo; mas vamos dar uma olhadinha no salmo 112, alguns versículos, e veremos que o homem que teme a Deus é abençoado, e não teme nenhuma outra coisa.
1 Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer! 2 A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada. 3 Bens e riquezas há na sua casa; e a sua justiça permanece para sempre. 4 Aos retos nasce luz nas trevas; ele é compassivo, misericordioso e justo. 7 Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor. 8 O seu coração está bem firmado, ele não terá medo, até que veja cumprido o seu desejo sobre os seus adversários.
Aí esta o segredo; o homem natural que não teme a Deus, isto é, não anda na Sua presença, nem guarda os seus mandamentos, também não tem a proteção do Senhor; e onde Deus não atua, atua satanás; e a presença de satanás traz ao homem uma sensação horrível de medo e insegurança.
Temor ou medo do homem sem Deus.
E a situação da humanidade sem Deus dos dias em que vivemos é de medo e pavor. São diversos os tipos de medo do ser humano; parece que quando a criança nasce já sente um terrível medo e insegurança ao ter que começar a respirar sozinha, e ter que se habituar no novo ambiente. E daí para frente, as pessoas têm medo das necessidades, da pobreza, de guerras, de feras, de trovoadas, do escuro, de fantasma, da velhice, da morte, do futuro e etc. tudo isso causado pela incerteza ou insegurança que sentem devido ao vazio de Deus em suas vidas.  
De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem  Ec 12.13.     
III. A RESPOSTA DE JESUS PARA O MEDO: “NÃO TEMAS!”
?? ????û (me fobou), “não temas”. Esta expressão é repetida onze vezes no Novo Testamento. Três vezes foram ditas pelo anjo, sendo uma a José Mt 1.20; outra a Maria Lc 1.30; e a Paulo At 27.24. As outras oito vezes foram ditas por Jesus; ao chefe da sinagoga Mc 5.36; Lc 8.50; na chamada de Pedro Lc 5.10; aos seus seguidores Lc 12.32; a filha de Sião Jo 12.15; á Paulo At 18.9; a João Ap 1.17; a igreja de Esmirna Ap 2.10.
Observando bem cada uma destas referencias, entendemos que Jesus não estava dizendo que as pessoas que crescem não teriam nenhum tipo de problema ou sofrimento; mas sim que aqueles que confiam em Deus sempre terão vitória; não simplesmente nesta vida aqui, mas principalmente na vida eterna. E como conhecemos muito bem a historia dos apóstolos, muitos deles falharam em alguns pontos da vida, mas depois foram fieis até a morte, e mote cruel, mas garantiram a vida eterna com Deus.  Destacamos aqui o apostolo Pedro, que temeu quando andava sobre as águas do mar da Galiléia; e chegou ao ponto de negar a Jesus; mas depois do pentecostes aquele homem se tornou em um grande pregador da palavra diante dos reis e poderosos da época, correndo assim grandes riscos; e por fim a sua coragem foi tamanha que enfrentou a cruz, onde foi crucificado de cabeça para baixo.  E assim muitos outros servos de Deus tanto do antigo como do novo testamento, e muitos cristãos de nossa era que demonstraram a sua coragem e confiança em Deus, e Deus os honrou dando lhes a vitória.      
Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino Lc 12.32.
IV. COMO VENCER O MEDO
Confiando em Deus.
É a única maneira de vencer o medo, “confiar em Deus”. É claro que este “confiar” que falamos aqui, não é apenas superficial, ou ate mesmo artificial. Mas confiança com obediência e sujeição ao Senhor, para que Ele possa estar conosco e nos proteger. E não esqueça que Deus é amor 1Jo 4.8,16; e no amor não há medo: No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor 1Jo 4.18.
O homem só conseguirá viver sem medo se Jesus morar em seu coração; ao contrario, o homem não terá estabilidade para tal. Lembro-me muito bem da minha própria vida antes de aceitar a Jesus como único e suficiente Salvador; mesmo que denominava a mim mesmo como corajoso e valente, mas tinha medo de tudo, devido à insegurança que sentia mediante o vazio de Deus na minha vida. Mas quando aceitei a Jesus, a história mudou; mesmo sofrendo perseguição, afrontas e ameaças, o Senhor me fez vencedor. Lembro-me de certa vez que alguém furioso tentou tirar a minha vida, entre outras coisas, usando também uma faca, e colocando-a em meu pescoço, mas não pode fazer o que pretendia, porque a minha confiança estava no Senhor, ele não teve nenhuma força para executar o sei intento, e assim o Senhor me deu vitória naquela luta, sem precisar reagir e nem temer. Gloria a Deus!     
Falando ainda em vencer o medo; lembro-me de um homem que ganhei para Jesus. Esse homem com aproximadamente trinta anos de idade, casado e pai de dois filhos, vivia preso dentro de sua casa, depressivo e com medo de tudo, não tinha coragem de sair para lugar nenhum. Mas ele recebeu a palavra de Deus em sua vida, e aceitou a Jesus como salvador, e a sua vida foi mudada, e dali para frente ele pode sair e trabalhar normalmente, e sem medo; porque agora Jesus estava em seu coração. Aleluia!
Queres vencer o medo? Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará Sl 37.5.       
CONCLUSÃO
Concluímos dizendo que o medo não é de Deus, mas do inimigo. Esse é que traz assombro, pavor e medo com a sua presença. Mas a presença de Deus nos traz segurança e firmeza.  E os que estão firmados em Cristo, não temerão nem se quer a morte.
Pr. Edevir Peron